Pesquisa realizada GroupM, pertencente ao grupo WPP, aponta que o Brasil e a América Latina serão as únicas regiões do planeta em que os investimentos publicitários em mídia crescerão no ano de 2009
Felipe Turlão
27/04/2009 - 10:23
O GroupM, conglomerado de compra de mídia que faz parte do grupo WPP, divulgou recentemente novo relatório semestral com previsões sobre a publicidade global e atestou: a América Latina será a única região do mundo em que os investimentos publicitários em mídia crescerão em 2009, na ordem de 8,2%, chegando a US$ 20,3 bilhões.
A América do Norte atingiria um total de US$ 164 bilhões, o que representa redução de 4,2%. O estudo aponta a Europa Ocidental com queda de 6,7%, para US$ 99,9 bilhões, e a Ásia com redução de 3,3%, para US$ 112 bilhões. O total global indica US$ 425 bilhões, queda de 4,4%. De acordo com dados do relatório, isso interrompe o crescimento de 2008 em relação a 2007 que, após revisão de resultados, ficou em 3%. Vale lembrar que se os investimentos fossem ajustados às taxas de inflação, ainda assim a América Latina seria a única a ter crescimento real, de 1,7%.
No índice por países, o Brasil é o oitavo maior mercado do mundo e o único dentre os 14 grandes para o qual se prevê aumento nos investimentos publicitários, atingindo US$ 10,3 bilhões. Isso representaria alta de 5% em relação a 2008.
A maior publicidade do planeta segue sendo a norte-americana, com US$ 155 bilhões de investimentos, mas com queda de 6% em comparação a 2008. Na sequência, pela ordem, estão Japão, China, Alemanha, Reino Unido, França e Itália, todos com variação negativa.
Para Adam Smith, diretor de futuro do GroupM, "o período de 2008 a 2009 marca a mais séria recessão da publicidade, tanto em termos de escala como de duração e impacto na economia global, mais até do que a queda de 5,1% ocorrida em 2001, muito em decorrência dos ajustes necessários por causa da bolha da internet".
Felipe Turlão
27/04/2009 - 10:23
O GroupM, conglomerado de compra de mídia que faz parte do grupo WPP, divulgou recentemente novo relatório semestral com previsões sobre a publicidade global e atestou: a América Latina será a única região do mundo em que os investimentos publicitários em mídia crescerão em 2009, na ordem de 8,2%, chegando a US$ 20,3 bilhões.
A América do Norte atingiria um total de US$ 164 bilhões, o que representa redução de 4,2%. O estudo aponta a Europa Ocidental com queda de 6,7%, para US$ 99,9 bilhões, e a Ásia com redução de 3,3%, para US$ 112 bilhões. O total global indica US$ 425 bilhões, queda de 4,4%. De acordo com dados do relatório, isso interrompe o crescimento de 2008 em relação a 2007 que, após revisão de resultados, ficou em 3%. Vale lembrar que se os investimentos fossem ajustados às taxas de inflação, ainda assim a América Latina seria a única a ter crescimento real, de 1,7%.
No índice por países, o Brasil é o oitavo maior mercado do mundo e o único dentre os 14 grandes para o qual se prevê aumento nos investimentos publicitários, atingindo US$ 10,3 bilhões. Isso representaria alta de 5% em relação a 2008.
A maior publicidade do planeta segue sendo a norte-americana, com US$ 155 bilhões de investimentos, mas com queda de 6% em comparação a 2008. Na sequência, pela ordem, estão Japão, China, Alemanha, Reino Unido, França e Itália, todos com variação negativa.
Para Adam Smith, diretor de futuro do GroupM, "o período de 2008 a 2009 marca a mais séria recessão da publicidade, tanto em termos de escala como de duração e impacto na economia global, mais até do que a queda de 5,1% ocorrida em 2001, muito em decorrência dos ajustes necessários por causa da bolha da internet".
Texto retirado do site http://www.meioemensagem.com.br. Acesso em 28 de abril de 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário