Posicionamento
O posicionamento da marca Rochinha hoje é de ser um produto de qualidade, saudável e disponível perto do consumidor em locais selecionados.
A Rochinha vende sorvetes de qualidade para pessoas de classe A e B – que aceitam pagar um pouco mais caro por um produto melhor – com a vantagem de ser lembrada como a marca das férias, que antes só poderia ser comprada na praia e que agora está mais acessível, pois o consumidor pode comprar o sorvete na sua própria cidade.
Benchmarking
• Kibon
A Kibon é comercializada em mais de 40 países e, no Brasil, é líder em venda e produção de sorvetes, possuindo a liderança de mercado total, com 44,6% de participação e a primeira posição do segmento de take home, com 51% e do segmento de impulso, com 60%. A embalagem familiar chega a custar R$ 16,00 e o picolé varia de R$ 1,50 (Frutilly) e R$ 3,50 (Mega).
Em São Paulo a Kibon tem acionado oficiais de justiça para retirar as geladeiras das concorrentes dos pontos de venda em que está presente, como padarias de bairro e lojas de conveniência, alegando exclusividade contratual.
De acordo com uma atendente de um ponto de venda em São Paulo, os sorvetes Rochinha vendem muito: “para cada picolé Kibon que é vendido, mais de quatro Rochinhas já se foram”.Ela ainda afirma que é comum as pessoas comprarem de dúzia, para levar para casa, pois a marca não é tão fácil de ser encontrada quanto a Kibon.
• Sorvetes Nestlé
A Sorvetes Nestlé possui um market share total de 27,5%, segundo dados da Euromonitor e participação de 28% no segmento de take home, ficando atrás apenas da Kibon. A embalagem familiar chega a R$ 14,00 e os picolés mais Premiuns da marca custam até R$ 4,00 para o consumidor.
Juntas, Nestlé e Kibon possuem mais de um terço do mercado mundial de sorvetes e mais de 60% do mercado brasileiro.
• Häagen-Dazs
A Häagen-Dazs produz vários tipos de sorvetes e frozen-yogurts e possui uma cadeia especializada em sorvetes e seus produtos são vendidos em mais de 45 países. A qualidade do sorvete Häagen-Dazs é baseada em cinco aspectos: ingredientes naturais, matéria-prima de qualidade, menos ar, embalagem e infra-estrutura. Dessa forma, os produtos são desenvolvidos para terem maior cremosidade e despertar o paladar do consumidor.
De 2004 a 2006, a Häagen-Dazs teve um crescimento de dois dígitos, fazendo com que os sorvetes Premium apresentassem o maior crescimento em valor em 2007. De acordo com a ABIS, a marca tem uma participação de 4,05% no segmento de impulso, 1,3% no take home e 2,94% no mercado total.
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
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